Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Guaporé registra crescimento em notas do Ideb

por Eduardo Cover Godinho

Município está na contramão da maioria das cidades gaúchas conforme publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Foto: Ilustração

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, no início de setembro, as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), publicação formulada para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino nas escolas das redes públicas federal, estadual, municipal e também nos educandários particulares. Os dados mostraram que em vez de avançar na qualidade de ensino, o Brasil e principalmente o Estado do Rio Grande do Sul, retrocederam no Ensino Médio. No ensino fundamental, as notas superaram as metas, mas os educadores estão preocupados. Na contramão, está a qualidade da educação de todas as redes de ensino em Guaporé. O município registrou crescimento nas notas do Ensino Fundamental (4ª série/5º Ano) e Médio (8ª série/9º Ano).

O Ideb, calculado a partir do rendimento escolar (taxas de aprovação e abandono) e do desempenho dos alunos em provas aplicadas a cada dois anos pelo Ministério da Educação, registrou no ensino fundamental guaporense a nota 6,3. Em 2013, no último registro, o resultado havia sido de 6,2. A meta projetada era de 6,1 para 2015, porém, os educandários já atingiram o estipulado para 2017. Em 2007, o Ideb era de 5,1. No ensino médio, as escolas da cidade obtiveram nota de 5,4. Há dois anos, a nota divulgada pelo Inep havia sido 5. Os dados são superiores ao registrado no Brasil (3,7) e no Estado (3,6). Assim como no ensino fundamental, Guaporé superou a meta estipulada.

 

Escolas Estaduais

Na análise apenas das escolas da rede estadual (Dr. Félix Engel Filho, Bandeirante e Frei Caneca), o desempenho registrou uma pequena queda no ensino fundamental. A Escola Dr. Félix Engel Filho foi a única que teve nota superior em 2015, na comparação com 2013. O educandário obteve 6,5, contra 6,2 da edição passada. Bandeirante (nota 5,5) e Frei Caneca (nota 5,9) tiveram queda na avaliação do principal do indicador de qualidade. No ensino médio, Bandeirante e Frei Caneca registraram crescimento acentuando. As escolas estaduais obtiveram as notas de 5,7 e 5,8, respectivamente. Os alunos da Félix Engel Filho não foram avaliados.

 

Escolas Municipais

Na rede municipal de ensino, o único educandário que teve notas do Ideb abaixo da publicação de 2013 foi o Alexandre Bacchi. A escola registrou as notas 5,5 na 4ª série e 5ª ano e 4 na 8ª série/9º ano. Há três anos os números apontavam 5,7 e 4,4, respectivamente. As outras escolas avaliadas, Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição, mostraram evolução na qualidade do ensino.

 

Indicador de qualidade

Principal indicador de qualidade do ensino Fundamental e Médio no país, o Ideb possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais