Centro pedagógico oferecerá atendimento gratuito para alunos com autismo da rede municipal de ensino, em Caxias
O Centro de Intervenção Educacional Especializada (CINEDE) será inaugurado nesta quarta-feira (18/09)
Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão um espaço para desenvolvimento de suas habilidades a partir desta semana, em Caxias do Sul. Nesta quarta-feira (18/09), será inaugurado o Centro de Intervenção Educacional Especializada (CINEDE), criado para oferecer serviço pedagógico específico para estudantes com TEA, matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental.
O espaço contará com uma equipe qualificada, composta por professores com especializações em Atendimento Educacional Especializado, Intervenção ABA para autismo, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. Além disso, o quadro de profissionais inclui assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos, que estarão à disposição para atender às diversas necessidades dos alunos.
A Secretária Municipal de Educação, Flávia Vergani, destaca a importância da inauguração do centro para a cidade:
"A criação deste centro representa um marco na nossa rede municipal de ensino e na nossa cidade. O CINEDE foi pensado e planejado com muito carinho para acolher, apoiar e proporcionar o desenvolvimento integral dos nossos estudantes autistas, reconhecendo suas singularidades e potencialidades. Nesse espaço nossos estudantes receberão um atendimento inclusivo, personalizado, com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais de interação social, desenvolvimento da autonomia, comunicação/fala, coordenação motora, com o propósito de dar respostas às demandas sociais e do cotidiano.”, afirma.
O local pioneiro no município prevê cerca 500 atendimentos mensais. O Centro de Intervenção Educacional Especializada está localizado na rua Marechal Floriano, nº 889, Centro.
Comentários