Secretaria de Educação vai reavaliar possibilidades para a Escola Arlinda Manfro
Baixar ÁudioPor causa de condições precárias, os alunos estudam em centro de eventos em Galópolis.
Foto: Pablo Ribeiro/Arquivo
Logo quando assumiu o cargo, ainda de maneira interina, a secretária de Educação de Caxias do Sul, Flávia Vergani, se reuniu com a comunidade de São João da 4ª Légua. Ela explica que algumas possibilidades foram analisadas. Entre elas, os moradores se ofereceram para apoiar financeiramente a reforma da Escola Municipal Arlinda Lauer Manfro.
Entretanto, uma definição ainda não foi tomada. Um laudo técnico será feito pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o objetivo de saber da viabilidade desta proposta.
Alvo de polêmicas em 2019, alunos das turmas do 4º e 5º ano chegaram a estudar por alguns dias numa antiga capela mortuária da localidade. Na sequência, eles foram remanejados ao centro de eventos em Galópolis. Depois da remoção das primeiras turmas, ocorrida no segundo semestre do ano passado, todos os estudantes da escola foram realocados para o mesmo local.
Na época, 62 crianças estudavam na instituição. Para que a área improvisada fosse utilizada, a SMED investiu R$ 30 mil de recursos do município.
No ato da interdição e temendo que o local não seja reaberto, a comunidade realizou protesto. Além disso, a passagem pela antiga capela mortuária e a mudança para o centro de eventos também gerou insatisfação de pais e alunos.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários