Central de Matrículas vai para novo endereço
Unidade de inscrição de estudantes para as redes municipal e estadual também adotará novo horário
Nos próximos dias, a Central de Matrículas, que gerencia a distribuição e designação de vagas na rede pública de ensino de Caxias do Sul ficará mais próxima da Secretaria Municipal de Educação (SMED) – na localização e no período de expediente.
A partir do dia 28, a unidade de referência para inscrição de estudantes em busca de vagas nas escolas municipais e estaduais começará a funcionar na Rua Ernesto Alves, 1535 (Centro), próximo à SMED. O novo horário de atendimento externo, em sincronia com o da Secretaria, será das 10h às 16h.
“A mudança melhora o atendimento à comunidade, por ser um local mais amplo e com adequações de acessibilidade, além de que a proximidade e o ajuste de horário com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) otimizam o gerenciamento”, afirma a diretora administrativa da SMED, Sandra Kuhn.
O atendimento no atual endereço – Avenida Júlio de Castilhos, 2555 – será encerrado no dia 23. Nos dias 26 e 27 não haverá expediente externo, em função da mudança para o novo local. As atividades serão retomadas normalmente, já em novo prédio, no dia 28.
A Central de Matrículas pode ser acionada pelos fones
996136702, 996138459 e 984295562, pelos números de WhatsApp 54 999768858 (município) e 54 999552911 (estado) ou pelos e-mails [email protected] (município) e [email protected] (estado).
O gerenciamento da operação consiste em uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), via 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), e SMED, com compartilhamento de espaço físico, bens móveis, equipamentos, sistema PROCERGS e funcionários. E compreende vagas de toda rede pública – Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio.
“A Central de Matrículas surgiu com o intuito de facilitar a entrada no ensino público, centralizando todas as vagas das escolas públicas. São oferecidas as vagas disponíveis na região, próximo à residência do solicitante. A demanda é sazonal, tanto nos anos escolares quanto nas regiões desejados. Com base nesta procura, as duas secretarias e a Central estudam possibilidades e propõem alternativas como abertura de novas turmas e oferta de transporte, por exemplo”, explica Sandra Kuhn.
Já em novembro, estará aberta a primeira etapa de inscrições para o próximo ano letivo, abrangendo Educação Infantil, 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Em janeiro, começa a segunda etapa, destinada a Retardatários, Transferências do 2º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental e dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A classificação se dará a partir das crianças mais velhas para as vagas da Educação Infantil, e dos estudantes mais novos para as vagas do Ensino Fundamental. Durante o restante do ano são realizadas transferências conforme a solicitação das famílias. Quando não houver vaga disponível, o estudante será incluído na lista de espera.
Comentários