Aulas na rede municipal de ensino iniciam nesta sexta-feira (19), em Caxias do Sul
Primeiras semanas serão de atividades à distância. Retorno presencial escalonado está previsto para 15 de março.
Nesta sexta-feira (19), as atividades na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul serão retomadas, porém ainda sem a possibilidade do encontro presencial. O ano letivo de 2021 inicia no mesmo cenário desafiador que se apresentou em 2020 por conta da pandemia do coronavírus. Tendo em vista os protocolos de segurança sanitária que ainda impedem aglomerações, os estudantes terão suas primeiras semanas de aulas de forma remota, com material impresso ou em formato online disponibilizado no Portal da Educação.
Conforme a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, é preciso avaliar como as questões sanitárias se comportarão com a retomada das rotinas: "A gente ainda vai levar um tempo pra ver como segue o comportamento pandêmico, principalmente em função do retorno das férias de muitas pessoas. A gente tem que ter esse cuidado com os estudantes, com as famílias e com os nossos funcionários”, salientou.
De acordo com a organização inicial, o retorno às salas de aula deve ocorrer a partir de 15 de março, de forma escalonada. “Isso significa que a gente não vai atender 100% dos estudantes ao mesmo tempo em virtude das regras do distanciamento social. Então, as famílias vão ser comunicadas de quais os grupos semanais serão atendidos pelas escolas num período de três horas de aula ininterruptas. As crianças também terão que chegar de forma escalonada para não gerar aglomerações na entrada e saída, para que todos fiquem seguros”, explicou Sandra. Entre 19 de fevereiro e 15 de março, as equipes das escolas estarão prestando às famílias todas as orientações sobre os protocolos de segurança sanitária.
As escolas também deverão avaliar as prioridades de atendimento, principalmente para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram pouco contato com a escola, e por consequência, pouco acesso ao aprendizado no ano anterior.
Ouça a entrevista completa com a secretária municipal da Educação, Sandra Negrini, AQUI.
Comentários