UniCesumar lança curso de português gratuito para migrantes e refugiados
Baixar ÁudioA capacitação ajudará a desenvolver habilidades sociais por meio da aprendizagem do idioma brasileiro
Acolher, empoderar e transformar por meio da comunicação. Essa é uma síntese dos objetivos do curso de língua portuguesa, elaborado pela UniCesumar em parceria com a Agência das Nações Unidas para Migrações (OIM/ONU), ofertado na modalidade a distância e 100% gratuito, destinado a migrantes e refugiados que moram no Brasil.
O curso é de nível intermediário e possui três módulos de 80 horas cada, totalizando 240. O conteúdo foi estruturado visando o gradativo desenvolvimento das capacidades comunicativas, especialmente de leitura e escrita. O aluno deve realizar a matrícula nas três disciplinas disponíveis, sendo uma, pré-requisito para a outra. A partir do início de cada módulo, o estudante tem, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 dias para concluí-la.
Seguindo o padrão pedagógico de excelência da EAD UniCesumar, os migrantes e refugiados terão à disposição os seguintes recursos didáticos em cada módulo: livro online, aulas expositivas, aulas de estudo de caso (resolução de exercício), atividades de comunicação e interação e atividades avaliativas. Para obter o certificado, será necessário concluir as atividades avaliativas, bem como atingir no mínimo 60% de aproveitamento em cada um dos módulos.
A capacitação ajudará o migrante e refugiado a desenvolver habilidades sociais por meio da aprendizagem do idioma brasileiro, gerando interação entre pessoas e grupos em diversos contextos e necessidades, além de proporcionar a compreensão de diferentes gêneros textuais.
A gestora do polo de Caxias, Tainey Schmitt Damas, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira na íntegra.
A saber: os interessados podem se inscrever pelo link https://www.universoead.com.br/portugues-para-imigrantes. Mais informações no site https://www.unicesumar.edu.br/home/. Em Caxias do Sul a UniCesumar está localizada na Rua Os Dezoito do Forte, 2494, bairro São Pelegrino. O telefone para contato é o (54) 3537-9009 e o WhatsApp (54) 99149-5917.
Comentários