Poder Público de Guaporé assina cessão de uso para Instituição de Ensino Superior
Parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi abrigará o Centro de Ensino Superior Rio Grandense (Cesurg)
Foto: Eduardo Cover Godinho
O Poder Público de Guaporé, através da Lei Municipal n.º 3.667, criou, em novembro de 2015, a parceria para que uma instituição de ensino superior privada (Sociedade Educacional Guaporé Ltda/ME) pudesse se instalar no município. O ato, para a cedência do espaço e o início das atividades do Centro de Ensino Superior Rio Grandense (Cesurg), foi oficializado no gabinete do Prefeito Paulo Mazutti na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, com a presença de secretários da municipalidade, vereadores e servidores da Secretaria da Educação, juntamente com o Diretor/Presidente da Cesurg Rafael Rossetto e os diretores responsáveis pelo Cesurg, Unidades de Sarandi e Marau, Guilherme e Eduardo. Na oportunidade aconteceu a assinatura da Cessão de Uso de parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, onde a instituição superior será instalada.
A Sociedade Educacional Guaporé tem como missão alcançar sua visão por meio do ensino de qualidade, atuando nas diversas áreas do conhecimento. A Instituição, que é conhecida como CESURG, tem como responsabilidade social auxiliar no crescimento e desenvolvimento das regiões nas quais está inserida. A entidade educacional está localizada nas cidades de Sarandi e Marau, e em implantação em Guaporé. Com uma história curta, busca inovar na formação de profissionais capacitados que ingressam imediatamente no mercado de trabalho.
A parceria oportunizará a instalação de cinco cursos de graduação, provavelmente para o início de 2017, e também com previsão de início das atividades com cursos de pós-graduação, especialização e técnicos, a partir do segundo semestre deste ano. Serão disponibilizados os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Pedagogia, Tecnólogos de Comunicação Institucional e Design de Produtos.
A cessão de uso prevê o compartilhamento de salas de aulas, acessos, banheiros, laboratório de ciências, sala de professores, brinquedoteca, laboratório de informática e outros, e a cedência de duas salas para uso exclusivo da Faculdade. A parceria exige o zelo pelas instalações públicas e a disponibilização de acervos bibliográficos para os professores, e uso compartilhado de laboratórios de ciências, química e física que serão incrementados para uso dos acadêmicos e alunos do ensino fundamental.
“Será um momento ímpar para Guaporé. O Poder Público, dentro de suas possibilidades e do que rege as leis, está contribuindo com o crescimento educacional de sua comunidade. Queremos ser referência regional na Educação, não só nos ensinos médio e fundamental, mas também no superior. Acredito que a Cesurg, com pessoas sérias e competentes administrando, fará parte da história da vida de muitos cidadãos guaporenses que buscam o conhecimento e um melhor posicionamento no mercado de trabalho”, destacou Mazutti.
A Cesurg, segundo contrato, subsidiará despesas da Escola Municipal e promoverá programa de incentivo com descontos ou bolsas para cursos de graduação e pós-graduação aos servidores públicos e comunidade em geral.
O Diretor/Presidente Rafael Rossetto, salientou que a Cesurg auxilia na geração de emprego e renda, colaborando significativamente no crescimento e desenvolvimento dos municípios, das regiões e do Estado do Rio Grande do Sul. A instituição é interativa e fortemente vinculada com às questões locais e regionais, portanto, cumpre sua responsabilidade social.
“Na sociedade na qual vivemos, denominada, do conhecimento aberto e compartilhado instantaneamente pelas ‘redes’, é preciso romper o mito de que a propriedade intelectual está somente nos livros, pois os saberes da sociedade estão em domínio público. Como diferencial em todos os cursos ofertados, o Cesurg tem foco na qualidade e no desenvolvimento regional, assim, cria oportunidades para desenvolver a sociedade e permite o acesso a este conhecimento por parte de toda população. Somos uma faculdade nova e que está em pleno crescimento, porque acompanhamos as tendências educacionais do Estado, do País e do mundo. Acreditamos que somente através da Educação Inovadora e Interdisciplinar é que vamos avançar ainda mais, assim acreditamos no povo do Rio Grande do Sul e no povo Brasileiro”.
Comentários