Implantação de uma universidade federal volta a ser pauta na Serra Gaúcha
Baixar ÁudioDebate retorna após a divulgação do Plano Plurianual (PPA), que apresentou que grande parte dos moradores querem uma instituição pública de ensino na região
A proposta de uma universidade federal na Serra Gaúcha ganhou força nos últimos dias. A divulgação do relatório do Plano Plurianual (PPA) mostrou que os moradores da região desejam uma instituição pública de ensino. Com 1.375 votos, a implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado foi o pedido mais votado pela comunidade serrana.
Em reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, a deputada federal, Denise Pessôa (PT), colocou em pauta este tema. Conforme a parlamentar, é necessária uma universidade desse porte em uma região que já conta com mais de 1 milhão de habitantes. Ela afirma que os dados apresentados pela titular da pasta nacional mostram que há possibilidade da instalação de uma universidade federal na Serra Gaúcha. A partir dessa afirmativa, Denise pretende se reunir com lideranças da região para viabilizar uma proposta.
A pauta de uma universidade pública na região é antiga. Houve um plano para a instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), porém o tema não avançou. Para que o debate não enfraqueça, a deputada afirma que a ideia é mobilizar os setores que desejam se envolver com essa agenda. Ela ressalta que já há documentos apoiando a proposta e confirma que pretende levar a questão ao ministro da Educação, Camilo Santana.
A deputada federal Denise Pessôa pretende agendar um encontro com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), para discutir o tema.
Comentários