Escola do Legislativo completa um ano de atividades na Câmara Municipal de Caxias do Sul
Aprovado por lei, o órgão busca aproximar ainda mais o Parlamento e a comunidade, por meio de projetos de educação política e mecanismos de participação popular
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul completa um ano de atividades nesta quarta-feira, 10). Aprovado por lei, o órgão busca aproximar ainda mais o Parlamento e a comunidade, por meio de projetos de educação política, cursos e mecanismos de participação popular. Também volta-se à capacitação dos servidores da Câmara no atendimento à população.
A Escola do Legislativo de Caxias não tem fins lucrativos e os cargos não são remunerados. Sua referência física é a Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa, no subsolo da Câmara. A estrutura funcional envolve a direção (exercida por vereador ou vereadora indicados pela Mesa) e um Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Publicação e Divulgação (NEPEPD). Integram o núcleo a Direção-Geral, a Direção Legislativa, o Centro de Memória e a Assessoria de Comunicação Social da Casa.
Desde a inauguração, em 10 de agosto de 2015, a escola já promoveu diversas palestras orientativas e cursos gratuitos e voltados à comunidade. Também tem coordenado todos os projetos e ações institucionais da Câmara que estimulam a participação cidadã e o contato da população com o funcionamento e a estrutura do Parlamento Municipal.
Entre as iniciativas recentemente realizadas pela Escola, está o painel "Eleições 2016 - Mudanças na Lei: Quais são as condutas vedadas?", com a presença do juiz eleitoral Carlos Frederico Finger, da promotora Adriana Chesani e do chefe de cartório da 169ª zona eleitoral, Edson Borowski.
Cabe à Escola do Legislativo, juntamente com as instâncias designadas por lei, coordenar projetos como o Jovem Parlamentar, Vereador Por Um Dia, Curso Missão Educativa Para a Democracia (Media), Câmara Convida e Visitas Legislativas.
Comentários