Secretário Estadual de Educação afirma que ocupações das escolas já chamaram a atenção, agora é ver o que é possível fazer
O estado do Rio Grande do Sul propôs o diálogo, e embora demorado, conseguiu compilar as demandas e apresentar uma contraproposta aos estudantes que ocupam cerca de 120 escolas suspendendo as aulas. Nesta semana o estado apresentou uma carta compromisso e após uma reunião aprimorou os detalhes em busca do retorno das aulas. De acordo com o Secretário Estadual da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, as demandas eram muito variadas. Ele afirma que se a paralisação das aulas continuar pode haver perda do ano letivo.
De acordo com Alcoba, as ocupações já atingiram seu objetivo, e caso os alunos não se retirem, a justiça poderá ser acionada.
A retomada das aulas deve ocorrer na segunda-feira, 13/6. A proposta do governo do estado inclui a instituição do fórum permanente de melhoria da educação pública gaúcha, denominado FAROL DO FUTURO, com encontro mensal tratando dos avanços da educação tendo participação dos estudantes, reafirma o repasse imediato de R$ 40 para escolas com necessidades de reformas emergenciais até o limite legal de R$ 150 mil, mediante a transferência diretamente à conta da autonomia financeira.
Também na próxima segunda-feira, o governo se reúne com representantes do Cpers para tratar da greve dos professores.
Comentários