UCS completa 50 anos de existência
Missa de celebração ocorre nesta sexta-feira, dia 10, na Igreja São Pelegrino, às 20h
O reitor da UCS Evaldo Kuiava participou do programa 'Conectado' da Rádio São Francisco. Em entrevista concedida para o jornalista Evandro Fontana, o reitor falou sobre a Universidade de Caxias do Sul que completa 50 anos de existência nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro. (Acompanhe, em áudio)
Nessa data, em 1967, o presidente Castelo Branco assinou o Decreto 60.200, autorizando a constituição da Universidade de Caxias do Sul, por meio da Associação Universidade de Caxias do Sul, criada em 16 de agosto de 1966, que reunia as entidades mantenedoras das Faculdades de Ciências Econômicas, de Filosofia, Direito, além das Escolas de Enfermagem e Belas Artes. Em 15 de fevereiro de 1967, foi instalada a Universidade de Caxias do Sul e empossado o seu primeiro reitor, Virvi Ramos.
As comemorações aos 50 anos já tiveram início, ainda em dezembro do ano passado, com o lançamento do Hino da Universidade (com letra do professor José Clemente Pozenato e música de Gilberto Salvagni), apresentado durante a realização do Natal em Família, no Campus-Sede, em Caxias do Sul.
Durante este ano, diversas atividades marcarão o cinquentenário da UCS, a começar nesta sexta-feira, às 20 horas, com Missa Solene na Igreja São Pelegrino – celebrada pelo Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, com participação da Orquestra Sinfônica da UCS e dos solistas Cintia de los Santos (soprano) e Roger Scarton (tenor), sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt – e também a publicação de um caderno especial da história da Universidade “UCS 50 anos de uma universidade comunitária”.
Comentários