Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Alunos da Escola Estadual Maria Araci Trindade Rojas, em Caxias, estão sem professores em cinco disciplinas

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Pais e alunos realizaram um protesto na frente da 4ª CRE para pedir solução ao problema

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

Estudantes da Escola Estadual Maria Araci Trindade Rojas sofrem com a falta de professores neste início de ano, em Caxias do Sul. O problema afeta alunos do ensino médio e fundamental dos três turnos desde o dia 21 de fevereiro, quando iniciou o ano letivo. As disciplinas impactadas são de Espanhol, Português, Física, Inglês e Literatura.

A diretora da escola, Isis Cristina Pires de Lima, explica que a falta de professor de Português é pela política de aumento da carga horária nesta área, mais Matemática, desde o ano passado. A escola iniciou com uma professora que estava com algumas turmas, mas necessitou reduzir a carga horária e teve que sair da instituição. Isto também impactou nas aulas de Literatura, pois era a mesma docente que atendia as turmas.

A professora de Espanhol pediu licença ao Estado e deixou a escola antes de iniciar o ano letivo, refletindo nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Segundo ela, é feito o necessário para suprir a falta dos professores. Isis diz que algumas turmas ficam em casa e os docentes que permanecem na escola dão aula aos estudantes sem as disciplinas correspondentes. É ressaltado que não seria possível substituir os que saíram, pois ninguém possui competência para lecionar as matérias.

Protestos

Pais e alunos da escola, que fica no bairro Santa Lúcia, protestaram em frente a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ªCRE) na manhã desta quarta-feira (09/03). A reivindicação pedia providências em relação à falta de professores.

Isis afirma que é necessário aguardar o chamamento ou remanejo de docentes. Ela acredita que vai demorar a chegar mais profissionais, uma vez que há pouco interesse na rede pública estadual. Em sua opinião, a manifestação é válida e que a comunidade escolar precisa pedir por seus direitos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais