Escola Municipal Laurindo Formolo, em Caxias, ganha sede própria para o início do ano letivo
Comunidades dos bairros São Ciro e Serrano voltam a ter uma escola municipal na região
Foi sancionada nesta segunda-feira (08/01) a lei que autoriza a permuta de imóveis de propriedade do Município de Caxias do Sul para a instalação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo. A instituição passará a funcionar junto ao antigo seminário dos Padres Paulinos, atrás da igreja da Paróquia São Ciro.
A área total é de 7,5 hectares. Neste primeiro momento o colégio ocupará aproximadamente 3 mil metros quadrados destinados às salas de aula, para educação infantil, atividades especiais e multiuso, além de área administrativa, banheiros, laboratório, biblioteca, ginásio, refeitório, lavanderia e cozinha.
O poder público obteve o imóvel por meio de uma permuta com a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos), trâmite encaminhado em maio de 2023. Desde então, a municipalidade desenvolveu um projeto para viabilizar a obra no antigo seminário. O prédio em que a Laurindo Formolo funcionou durante 30 anos foi desativado em 2021. Desde então, alunos estudam provisoriamente na estrutura do antigo Mutirão, no bairro Lourdes, alugada pelo Município.
A Prefeitura realizou três licitações, todas sem interessados, para construir um novo prédio. Revés que acabou sendo considerado providencial pelo prefeito Adiló Didomenico, pois o local escolhido será mais seguro para a comunidade escolar. Com a mudança, a região dos bairros São Ciro e Serrano voltam a ter uma escola municipal, facilitando o acesso e transporte dos alunos.
Comentários