Ação do CPERS de Caxias do Sul angaria fundos para os professores estaduais em greve
Baixar ÁudioAtividade será realizada nesta sexta-feira (09/01), na Praça Dante Alighieri
O CPERS Sindicato de Caxias do Sul realiza nesta sexta-feira (10/01) a ação Pedágio Solidário, na Praça Dante Alighieri, a partir das 15h. A iniciativa é para angariar fundos aos professores que tiveram seu ponto cortado devido à greve nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. No local, será efetuado um brechó, com roupas fornecidas pela categoria e pela comunidade, e terá um espaço para doações de alimentos.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor da entidade caxiense, David Carnizella, expõe que, sem o salário, os professores passam por dificuldades financeiras e deixam de pagar suas contas e prover as necessidades domiciliares.
“Esse mês eles não receberam seus salários e, por consequência, não conseguiram pagar suas contas, como as de luz e de água, além de alimentação. Muitos têm filhos que dependem deles. Esses colegas serão priorizados.”, acrescenta.
A atividade ainda vai contar com protestos da categoria. O sindicato promete levar faixas contra as medidas do governador Eduardo Leite e repassar folders com informações em defesa da educação pública. Carnizella aponta que a ação também é política, pois deseja mostrar os impactos do corte do ponto na vida dos professores.
“É uma ação de arrecadação, mas também uma ação política. É para mostrar a situação que chegamos no RS, onde, com o corte do ponto, os colegas não têm como sobreviver.”, avalia.
O sindicato informa que o brechó e a coleta de alimentos serão realizados na Praça Dante Alighieri, enquanto o Pedágio Solidário será efetuado nos semáforos dos arredores. O montante angariado será divido para os professores que mais necessitam das doações, por meio de uma lista balizada pelo CPERS.
Comentários