“Caxias subiu no ranking”, afirma secretária de educação sobre posição 332 no ranking da educação infantil
Apesar de estar muito longe do ideal, a secretária municipal de Educação, Marléa Ramos Alves, afirma que Caxias do Sul avançou muito no atendimento à demanda de vagas da educação infantil. Um levantamento do Tribunal de Justiça do Estado coloca a cidade na posição 332 entre os municípios gaúchos. A secretária ressalta que os dados são de 2015 e não consideram as vagas compradas.
Conforme a secretária, somente municípios pequenos conseguiram oferecer atendimento integral. Marléa estima que apesar dos avanços, as próximas administrações ainda enfrentem dificuldades, além de um aumento da demanda com a saída de estudantes de escolas privadas. Hoje o Plano Nacional de Educação determina que até 2024 os municípios devam atender no mínimo 50% da demanda de escolinhas para crianças entre 0 e 3 anos. Conforme Marléa, o desafio está em atender as crianças entre 4 e 5 anos que obrigatoriamente deverão estar na escola.
Atualmente cerca de cinco mil crianças aguardam vaga na educação infantil. A estimativa é que mais de três mil crianças entre 4 e 5 anos tenham feito inscrição na Central de Matriculas para vagas em 2017.
Comentários