Incertezas e possibilidades para o futuro são tema central de disciplina do Ensino Médio
Baixar ÁudioEletiva Futuros Plurais instiga os alunos do Fleming a imaginarem e criarem cenários para o mundo daqui a alguns anos
Web 3.0, blockchain, inteligência artificial, NFT, metaverso. Como essas e outras novas tecnologias irão interferir em cenários futuros? Ou elas, por serem realidade, são parte do presente? Qual será o impacto no dia a dia? Qual a interferência do passado no agora e, consequentemente, qual será o da atualidade no período seguinte? Quando se trata de futuro, muitas são as perguntas, todas ainda sem respostas. Nem sempre o que se prevê tem validação, em outras vezes, novidades avassaladoras tomam conta e dominam por anos. Quando as respostas surgem, passa-se a ser realidade e não mais incógnita.
Para oportunizar aos jovens estudantes de Ensino Médio a possibilidade de tentar responder a estas indagações, o colégio Fleming colocou em seu currículo a disciplina Futuros Plurais, na qual os alunos debatem como enxergam seus futuros e o futuro da sociedade, imersos no pano de fundo que relaciona aprender com o passado e compreender as habilidades que nunca deixarão de fazer parte da essência humana. As atividades poderão ser acompanhadas por estudantes dos três Estados do Sul em cada sede da rede: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Concórdia e Londrina.
A professora da disciplina, Catarina Papa, com trajetória profissional no universo corporativo, MBA em Economia e Mercado de Capitais (USP) e pós-graduação em Ciências do Consumo (ESPM), mentora do ecossistema de empreendedorismo no Brasil e em Israel, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira. Confira na íntegra.
Comentários