Ministério da Educação avaliará estrutura do Campus 8, em Caxias, como possível área para a UFRGS na Serra
Local foi oferecido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), durante reunião pública no mês de junho. Comitiva da pasta deverá vir para a cidade caxiense entre 29 e 30 de julho
O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) passará por uma vistoria do Ministério da Educação (MEC) para a possibilidade de abrigar a futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. Espera-se que uma comitiva da pasta federal venha para Caxias do Sul nas próximas semanas e avalie a estrutura colocada à disposição pela UCS.
A informação veio do secretário executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa. A comitiva deve vistoriar o local entre 29 e 30 de julho. O anúncio foi realizado pela deputada federal Denise Pessôa, que esteve reunida com o secretário, durante live nas redes sociais com o deputado estadual Pepe Vargas nesta semana.
No mês passado, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou uma série de ações dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Universidades. Entre elas, a instalação de campi de universidades federais em cidades brasileiras. Caxias do Sul foi um dos municípios contemplados com a possibilidade de receber essas instalações, por meio da implantação de um campus da UFRGS. Segundo Santana, a expectativa é que a universidade na região entre em funcionamento no ano que vem.
A partir desse anúncio, houve uma mobilização para encontrar locais que pudessem abrigar a futura extensão da UFRGS. No dia 27 de junho, em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias e a Assembleia Legislativa do RS, a UCS formalizou o interesse em vender a área do Campus 8 para acolher a instituição.
Conforme anunciado pelo governo federal, o objetivo é que a universidade ofereça seis cursos, para 2,8 mil estudantes. O investimento será de R$ 60 milhões para implantação do campus na cidade caxiense.
Comentários