Caxias do Sul adere a programa federal que estimula políticas públicas para jovens e adolescentes
Baixar ÁudioPrefeitura caxiense solicitou adesão ao Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), que facilita um trabalho entre a União, Estados e Municípios para ações ligadas ao público jovem
As políticas públicas para os jovens e adolescentes de Caxias do Sul deve ganhar um incremento de recursos. A Prefeitura de Caxias do Sul solicitou ao governo federal para aderir ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), na última sexta-feira (31/07). O programa destina benefícios aos municípios brasileiros para promover ações afirmativas a favor desse público, por meio de cursos de capacitação, facilitação da execução das atividades, informações geolocalizadas dos locais promotores dos projetos, entre outros.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a coordenadora da Juventude, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Geórgia Tomasi, acredita que o programa será utilizado para trabalhar a cidadania do jovem, com o objetivo de que ele entenda seu papel na sociedade. Visto isso, seriam organizadas iniciativas para entrada no mercado de trabalho, junto com capacitações profissionais, além de estimular o empreendedorismo, através de ações para incitar a criatividade.
Ela cita que o Sinajuve potencializaria o alcance do Centro de Cidadania e Juventude, que alcança estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e jovens em vulnerabilidade social. O programa foi iniciado em junho deste ano., visando ser um espaço de convivência para adolescentes e jovens que oferece atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional, e que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.
Em um primeiro momento, Geórgia reforça que o Estado e o governo federal querem compreender a realidade do município, mediante pesquisa das atuações da coordenadoria nos bairros. A ideia é que as informações auxiliem na construção de projetos conjuntos para os jovens caxienses.
Ela ainda afirma que não há prazo para o começo do programa, apenas está em fase de tratativas com a União. A documentação para participar do Sinajuve foi enviada na semana passada e aguarda um retorno do governo federal para dar seguimento as conversas.
Clique aqui na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa com a coordenadora da Juventude, Geórgia Tomasi.
Entenda o que é o Sinajuve
O Sistema Nacional de Juventude instituído pela Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, constitui uma forma de articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude, tendo como diretrizes a descentralização de ações e cooperação entre os diferentes entes federativos, respeitando a diversidade regional e territorial. Prevê também a promoção da participação social, especialmente dos jovens, na formulação, na implementação, no acompanhamento, na avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude. Além da transparência e ampla divulgação dos programas, das ações e dos recursos das políticas públicas de juventude.
Comentários