Centro de Formação Profissional Murialdo busca empresas cotistas para jovens caxienses
No total, 102 aprendizes ainda esperam a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em aula
Em 2021, estão matriculados 190 adolescentes e jovens nos cursos profissionalizantes de Administrativo com Competência para Estoque e de Assistente de Gestão em Vendas e Atendimento, que ocorrem em duas unidades de Caxias do Sul: Centro, Rua Ernesto Alves, 701 e Bairro Santa Fé, Rua Hildo Francisco Ferreira, 1500. Com mais de 20 anos de atuação, o Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) já promoveu a inserção de mais 2.000 aprendizes no mundo do trabalho.
Conforme a coordenadora do Centro, Cheila Maria da Silva, em entrevista à Tua Rádio São Francisco, dos 190 jovens, 102 aprendizes ainda precisam de empresas cotistas para o ano de 2021. As empresas interessadas em contratar alguns desses Jovens Aprendizes podem entrar em contato por meio do telefone (54) 3537-0384 ou pelo e-mail: [email protected].
Ouça AQUI a entrevista completa.
De acordo com dados do Ministério da Economia, atualmente 1.565 empresas necessitam contratar Aprendizes em Caxias do Sul. Já a demanda de jovens aprendizes é de 3.822. Destes, 1.552 estão contratados. Resultando em um percentual atendido de 59,39%.
Sobre o Centro de Formação Profissional Murialdo:
O Centro de Formação Profissional Murialdo integra o Centro Técnico Social Murialdo, entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em situação de maior vulnerabilidade e/ou risco social atendido pela Assistência Social no âmbito da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Por exemplo, aqueles em acolhimento institucional (casas-lares, famílias acolhedoras e repúblicas); os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou retirados do trabalho infantil; e os jovens com deficiência e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Centro de Formação Profissional Murialdo possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Aprendizagem – CNAP. Para ser Jovem Aprendiz Murialdo os adolescentes devem estar frequentando o ensino regular, em escolas da rede pública ou bolsistas em escola particular e ter entre 15 a 17 anos, a idade máxima apenas não se aplica a pessoas com deficiência.
A Instituição assegura ao adolescente o direito à capacitação profissional, com respaldo legal na Lei de Aprendizagem nº 10.097/00. Esse programa promove a integração com o mundo do trabalho e o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Além disso, os cursos abordam tanto a formação técnica profissional quanto a humana e cidadã.
O CFPM, dentre as entidades que desenvolvem suas atividades na área da assistência social, é o pioneiro na execução do programa de Aprendizagem Profissional em Caxias do Sul.
Comentários