Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Técnicos do BNDES visitam escolas de Educação Infantil de Caxias visando elaboração de PPPs

por Daniel Lucas Rodrigues

Comitiva iniciou roteiro na quarta-feira (01/02)

Foto: Elisabete Bianchi (SMED) /Divulgação

Uma comitiva de técnicos do BNDES está visitando as escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul desde quarta-feira (01/02). O acompanhamento é feito por servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed). As visitas correspondem a primeira parte para a elaboração do estudo técnico que fundamentará a construção do Plano de Manifestação de Interesse (PMI), que dará origem a um programa de parcerias público-privadas (PPPs) para construção de escolas.

A ideia é que, na conclusão do processo, 35 instituições voltadas ao público de zero a cinco anos sejam entregues à população. Conforme o Município, a PPP se encarregará estritamente das questões de infraestrutura (construção, operação, manutenção, limpeza, vigilância, etc), com a edificação de até 32 instituições para atender a demanda reprimida de educação infantil. O intuito é também recuperar outras três unidades de ensino que se encontram em condições precárias de utilização. Toda esfera pedagógica do serviço seguiria normalmente sob o comando da pasta de Educação.

De acordo com o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, o roteiro realizado por técnicos do BNDES é para que conheçam a realidade das escolas de Caxias, a partir de suas características e desafios. A visita ajudaria a agilizar algumas demandas mais importante para a Prefeitura.

Na primeira fase, o trabalho do BNDES contempla um total de 10 etapas: elaboração de plano de trabalho; estudo de demanda; avaliação de serviços escolares; relatório jurídico; engenharia e arquitetura; estruturação de garantias; seleção e avaliação de terreno; plano de negócios e avaliação econômico-financeira; projeção de retorno (value for money); minutas de edital, contratos e acessos. A expectativa é de que o desenvolvimento do projeto se estenda até novembro deste ano. Em caso positivo, a previsão é de abrir consulta pública em janeiro de 2024 e de lançar edital em maio do próximo ano.

Entre quarta (1) e quinta-feira (2), o grupo de técnicos visitou as Escolas de Educação Infantil (EEIs) Suzel Serafini, Planalto-Rio Branco, São Caetano e Frei Ambrósio. As observações e informações colhidas durante as vistorias servirão para a elaboração do projeto da forma mais direcionada possível aos anseios e necessidades da rede municipal, em compatibilidade com um investimento atrativo para os parceiros do setor privado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais