Inicia etapa de inscrições para crianças de 4 a 6 anos em vagas da Educação Infantil e Ensino Fundamental em Caxias do Sul
Baixar ÁudioPeríodo para efetuar o cadastro, que pode ser feito por três meios diferentes, vai até o final do mês
A primeira etapa do período de inscrições para vagas para crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil e de seis anos para vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental, em Caxias do Sul, teve início nesta sexta-feira, dia 1º de novembro. As crianças de 4 anos devem ser nascidas até 31/03/2016; as de 5 anos, nascidas até 31/03/2015; e as de 6 anos, nascidas até 31/03/2014. A primeira etapa das inscrições encerra no dia 24 de novembro.
A inscrição pode ser realizada por três meios diferentes. Na Central de Matrículas, localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 2555, das 8h às 17h, onde será organizado por ordem de chegada com a distribuição de senhas. Nas escolas públicas, o atendimento será feito nas secretarias, durante o horário de funcionamento de cada instituição. Outra possibilidade é pelo site www.educacao.rs.gov.br. O cadastro somente pode ser efetuado pelo responsável legal da criança.
Os interessados em vagas de Educação Infantil devem escolher duas opções de escola e os interessados em vagas de 1º ano do Ensino Fundamental devem escolher até três escolas. Os documentos necessários para a inscrição são a certidão de nascimento da criança, documento do responsável e comprovante de endereço, como explica a Secretária Municipal da Educação, Marina Matiello. “A partir disso eles serão designados. Não necessariamente as famílias serão atendidas nos seus pedidos, porque isso depende do zoneamento, do número de vagas e no número de crianças inscritas. Caso não haja vaga nas escolas citadas, será oferecida a mais próxima, com vaga disponível”.
A partir do dia 25 de novembro, o sistema estará bloqueado para dar início ao processo de designação para cada escola. No dia 30 de dezembro, será divulgada a lista das crianças contempladas da primeira etapa. As matrículas devem ser feitas do dia 02 a 17 de janeiro de 2020, com a entrega de documentos de inscrição diretamente em cada instituição.
A segunda etapa de inscrições na rede pública ocorrerá entre os dias 6 e 17 de janeiro. Este período é específico para quem deseja solicitar transferências do Ensino Fundamental (2º a 9º ano) e para quem perdeu o prazo da primeira etapa. A titular da Smed reforça a importância dos pais ou responsáveis não perderem o prazo. “Nós não vamos barrar a inscrição, porém isso dificulta depois o acesso às vagas, porque o sistema vai rodar conspirando as solicitações e vai atender todas essas vagas num primeiro momento. Ou seja, se os pais forem só em janeiro, eles poderão perder vagas próximas de suas casas, e, com isso, terem seus filhos matriculados em escolas mais distantes”, explica.
Os documentos necessários são a certidão de nascimento, documento do responsável, comprovante de endereço e, para as transferências, atestado de escolaridade. No dia 24 de janeiro, serão divulgadas as designações da segunda etapa e as matrículas devem ser feitas do dia 27 de janeiro a 07 de fevereiro.
Lembrando que o período de inscrições para vagas em turmas de zero a três anos nas escolas de Educação Infantil do Município foi encerrado nesta quinta-feira. Desde o dia 1º de outubro, 3.139 cadastros foram realizados na Secretaria Municipal da Educação (Smed). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221.6797, da Central de Matrículas.
Comentários