Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Rio Grande do Sul celebra saldo positivo de 11,8 empregos formais em novembro de 2024

por Alice Corrêa

Dados do CAGED mostram que Caxias do Sul contribuiu significativamente para o crescimento do mercado de trabalho, com saldo de 374 vagas em novembro e 8.979 ao longo de 2024.

Foto: Alice Corrêa/Tua Rádio São Francisco

O Rio Grande do Sul fechou o mês de novembro de 2024 com um saldo positivo de 11.865 empregos formais, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Esse resultado consolidou o estado como o terceiro melhor desempenho do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, e refletiu o esforço coletivo de diversos setores econômicos.

Em entrevista à reportagem da Tua Rádio São Francisco, José Scorsatto, diretor-presidente da FGTAS, destacou a importância de Caxias do Sul no cenário positivo, com um saldo de 374 novas vagas de emprego no mês de novembro. No acumulado de 2024, a cidade chegou a 8.979 postos de trabalho, ocupando a segunda posição no estado, atrás apenas da capital, Porto Alegre.

"Estamos vivendo um ano muito positivo em termos de geração de emprego no Rio Grande do Sul. A cidade de Caxias do Sul tem contribuído diretamente para esse crescimento", afirmou Scorsatto. Ele ressaltou ainda a importância do emprego formal como um dos maiores projetos sociais possíveis, destacando o impacto na dignidade e qualidade de vida da população.

Os dados do CAGED revelam que o comércio, os serviços e a agropecuária foram os setores com maior crescimento em novembro. O comércio registrou um saldo de 5.704 postos de trabalho, os serviços somaram 4.652 novas vagas, e a agropecuária adicionou 2.531 postos. Apesar do desempenho negativo nos setores da indústria e construção, com perdas de 113 e 909 vagas, respectivamente, o estado fechou 2024 com um saldo total de 91.761 empregos formais.

"Todos os setores econômicos apresentaram resultados positivos ao longo do ano, com destaque para os serviços, que lideraram a geração de empregos com 44.297 vagas", destacou Scorsatto. Ele também enfatizou a importância da resiliência dos empresários gaúchos e a atuação conjunta dos governos municipais e estadual para a rápida recuperação da economia, especialmente após os desafios causados por eventos climáticos extremos no início do ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais