Autotravi celebra aumento acima da expectativa nas exportações
Próximo quadrimestre deve consolidar a receita líquida de R$ 68 milhões em 2024
Mesmo com alguns projetos com altos volumes de receita não se confirmando, a Autotravi deve fechar 2024 muito perto da meta de R$ 70 milhões. Conforme o diretor executivo CEO, Eduardo Aver Vanin, a empresa trabalha para chegar a pelo menos R$ 68 milhões na receita líquida deste ano.
O lado positivo da balança foi puxado principalmente pelas exportações, que cresceram acima da expectativa. O planejamento estratégico da Autotravi prevê que 20% da receita líquida venha dos negócios internacionais até 2027, e esse número foi quase atingido no primeiro semestre deste ano. Em 2023, a empresa fechou com 14% da receita vinda das exportações. De acordo com a gestão da empresa, os bons negócios são fruto da participação na Automechanika na Argentina e de uma viagem a Chicago - relacionamento que vai seguir forte na edição da feira em Frankfurt, em setembro.
Ao lado das vendas ao mercado externo, o mercado de reposição também contribuiu positivamente. Está sendo feita uma movimentação que prevê o maior foco nos distribuidores, e os principais efeitos devem ser sentidos a partir de 2025.
Foram esses três mercados que seguraram a queda que aconteceu do outro lado da balança. Novos projetos que estavam praticamente confirmados para acontecerem nos segmentos de ônibus e construção civil estão sendo reprogramados. “Esses dois projetos representavam grandes volumes de receita e precisamos buscar alternativas para compensar, porque o fornecimento não começou e não temos certeza se iniciará até o final deste ano”, disse o diretor executivo CEO, Eduardo Aver Vanin. Na linha amarela - máquinas para construção - há um plano de crescer a médio prazo, e no setor agrícola, bastante impactado neste ano, a Autotravi vem ganhando participação no mercado.
“Temos pela frente meses que exigem cautela e muito trabalho, porque as expectativas que não se confirmaram provocaram mudanças no orçamento”, acrescenta o CEO. Para ele, com foco permanente tanto na busca de novos negócios, quanto no fortalecimento dos atuais, é possível ter um resultado muito próximo do que havia sido previsto, e isso passa, diretamente, pela cultura interna, que vem recebendo atenção permanente, e pelas contratações que vêm acontecendo mês a mês.
Comentários