Reunião na CIC de Caxias discute prioridades de investimentos em infraestrutura
Baixar ÁudioLideranças políticas e empresariais trataram de rodovias, porto e aeroporto de Vila Oliva.
Com a presença do senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP), deputados estaduais, prefeitos, vereadores e empresários da Serra Gaúcha se reuniram, na tarde desta sexta-feira (29), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. O encontro abordou a melhoria em rodovias, o Aeroporto de Vila Oliva e o futuro porto do Litoral Norte do Estado.
Entre cada aspecto abordado, lideranças se revezavam ao microfone para falar dos assuntos pertinentes. Prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Guilherme Pasin (PP), falou sobre o interesse em construir o prolongamento da BR-448. Já o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), reforçou a necessidade em melhorar a malha viária da Serra, como a ERS-122 e RSC-453.
Porém, o ponto alto da discussão foi o andamento do projeto do aeroporto de Vila Oliva. Do interesse de políticos, empresários e turistas, a atualização do tema foi abordada pelo secretário de Planejamento de Caxias, Fernando Mondadori.
Na próxima semana, ocorrerá a assinatura do termo de compromisso da obra. Ainda neste ano, o Executivo municipal aguarda que o Legislativo aprove a permissão de um financiamento. O valor será utilizado para realizar as desapropriações das áreas onde será feita a obra.
Também esteve presente na reunião o presidente da Empresa de Logística e Transportes (EPL), Arthur de Lima. A empresa faz trabalhos em parceria com o Governo Federal para realizar obras de logística em vários pontos do Brasil.
O presidente da empresa vai analisar a modelagem de como o aeroporto está planejado. Neste ponto, estão incluídas as possibilidades de concessão à iniciativa privada dos novos acessos viários que serão construídos para chegar ao local. No momento, o aeroporto de Vila Oliva já conta com R$ 203 milhões garantidos pela União.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários