Varejo caxiense registra alta de 15,6% nas vendas do Dia dos Namorados
Amostragem da CDL Caxias do Sul aponta crescimento de 10% no tíquete médio, chegando a R$ 242 por consumidor
A decoração das lojas, o frio sem chuva e a divulgação dos produtos através das redes sociais foram fatores determinantes para alavancar as comercializações do Dia dos Namorados. Amostragem da CDL Caxias do Sul realizada com lojistas identificou alta de 15,6% nas vendas frente a data do ano passado. O volume ficou levemente acima do manifestado pela população na pesquisa de intenção de compras, que projetava crescimento de 14,5%.
O tíquete médio também registrou aumento de 10,1% no valor estimado, passando R$ 220,18 mencionados previamente pelos consumidores para R$ 242,47 gastos. Entre os itens mais vendidos para a data estão botas, sapatos, jaquetas, casacos, malhas, secador de cabelo, chapinha, celular, estufa, conjunto de joias e semijoias e flores (arranjos e de vaso).
No levantamento realizado junto aos empresários dos segmentos de vestuário, calçados, beleza e cuidados pessoais, joias e relógios, floriculturas e eletroeletrônicos, 66,7% deles afirmaram que as vendas foram muito melhores ou melhores que em 2021, 14,3% disseram que foi igual e 19% pior. Entre os motivos para o resultado inferior, 33,3% dos lojistas alegaram que, pela data coincidir com o fim de semana, os consumidores optaram por fazer algo diferente ou em outra cidade, e outros 19% alegam o impacto do aumento dos preços e da inflação.
Mais de 65% das compras foram realizadas na semana, na véspera ou no dia, 20,7% foram nas duas semanas que antecediam a data e 13,8% ainda em maio.
As comercializações pelos canais digitais estão ficando cada vez mais comuns. No Dia dos Namorados, 8,7% de todas as vendas foram através de plataformas on-line. Entre os recursos utilizados pelos lojistas caxienses, 46,2% negociaram por meio dos aplicativos de mensagens, 26,9% pelo Instagram, 15,4% pelo Facebook e 11,5% em site próprio.
As decorações foram utilizadas como uma alternativa para entrar no clima do Dia dos Namorados e ajudar nas vendas para a data. Do total de entrevistados, 84,2% enfeitaram seus espaços, sendo que 31,6% disseram que adornaram ainda mais em relação aos outros anos. Segundo os participantes, a ambientação despertou o romantismo nos consumidores e colaborou para que 63,2% dos estabelecimentos vendessem mais.
Comentários