Safra da Uva deste ano foi antecipada
A expectativa é de um volume de produção menor que o ano passado, mas dentro da normalidade
A safra da uva deste ano foi antecipada, inclusive as variedades mais tardias. A colheita começou em dezembro do ano passado e a expectativa dos agricultores é de que a produção seja menor que o ano passado, mas dentro da normalidade.
Segundo Oscar Ló, Presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, a falta de frio no inverno do ano passado antecipou a brotação; a chuva dentro na normalidade ajudou no adiantamento da safra e fez com que as primeiras colheitas fossem de ótima qualidade.
Na região da Serra Gaúcha, diversas variedades do fruto são cultivadas. Em torno de 50% da produção é destinada à indústria para a fabricação do suco de uva e outra parcela segue para as vinícolas para a produção de vinhos e espumantes. Além do Rio Grande do Sul, a produção de uva está se expandindo para outras regiões do país.
Para celebrar a qualidade da safra e a colheita da uva, diversas festas e comemorações ocorrem na região. “Diferente de outros segmentos, a uva e o vinho, pra nós aqui da região, vão além de um negócio. É cultural, tradicional, envolve hábitos e cada vez mais está se comemorando isso. É muito importante ter esse tipo de evento, que acaba promovendo mais o produto e consequentemente divulgando mais também”, afirma Ló.
Em entrevista ao programa Temática, 23-01, o presidente da Ibravin, Oscar Ló, falou sobre o cenário da produção da uva e da indústria produtora de vinhos, sucos e espumantes no país. Confira a entrevista na íntegra.
Comentários