Especialista defende transporte entre portos como alternativa para empresários da Serra
A cabotagem é o transporte marítimo entre portos defendido pelo gerente da Hamburg Süd Brasil Ltda e Aliança Navegação e Logística Ltda, Jaime Batista. Ele foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) nesta segunda-feira, 21-09, e defendeu que, além das vantagens no transporte, o cliente tem a garantia de armazenamento no produto, que fica dentro de contêineres. A Aliança está presente no Brasil de norte a sul, desde o porto de Rio Grande até o porto de Manaus (AM).
Questionado sobre a Serra ser beneficiada mesmo estando longe do mar, Batista explicou que a integração com o modal rodoviário até o porto é o que traz pontos positivos ao transporte de cargas. “Em Flores da Cunha temos um caso de sucesso, retiramos muito vinho e suco. Em Caxias o setor metlamecânico é um setor que precisamos enrender, sabemos que vem muito aço e nisso vem a integração de modais a um custo competitivo. Uma carga que já atuamos é o tembor de freios que trazemos do Ceará". disse. (Acompanhe em áudio)
A alternativa que sairia mais rápida e acessível aos empresários seria o modal ferroviário fazer a ligação até ao porto, o que ainda é motivo de estudos na Serra Gaúcha.
Comentários