Comércio varejista inicia rodadas de negociação salarial em Caxias do Sul
Sindicomerciários pede aumento de 6% no salário dos funcionários da categoria
A primeira rodada de negociação salarial do comércio varejista foi realizada nesta sexta-feira (21/07), em Caxias do Sul. O Sindicomerciários apresentou ao Sindilojas uma proposta de aumento de 6% no salário dos funcionários. O aumento pedido é composto pela reposição da inflação do período, medida até 1º de julho, data-base da categoria, que tem como apoio o INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, no valor de 3%, acrescido de mais 3% do que chama de "ganho real".
O Sindicomerciários também deseja ampliar a Convenção Coletiva da categoria, que tem cerca de 80 cláusulas. Além do percentual de aumento, o documento assegura adicional por tempo de serviço: triênio, quinquênio; auxílio-creche e prêmio pelo trabalho em domingos e feriados. A pauta de reivindicações da categoria foi aprovada em assembleia geral no dia 29 de maio.
Segundo o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Fernando Boff, representante legal dos empresários do comércio varejista, nessa primeira rodada de negociação foi estabelecido alinhamentos iniciais diante dos desafios que o setor vem enfrentando.
O Sindilojas Caxias oferece a proposta de garantia da manutenção das cláusulas sociais atuais e índice a ser negociado de dentro do INPC, desde que sejam contemplados itens da pauta patronal. A próxima rodada ainda não está agendada.
Comentários