Preço do leite atinge o maior patamar dos últimos 10 anos
Observação é do economista e professor, Eduardo Belisário Finamore, que integra o Conseleite
Foto: Reprodução/www.laticinio.net
O preço referência do leite está no maior patamar dos últimos 10 anos. De acordo com o economista Eduardo Belisário Finamore, integrante da Câmara Técnica do Conseleite, o reajuste foi de pouco mais de 11% de junho para julho (de R$ 1,18 para R$ 1,31). O índice, segundo ele, é baseado na relação oferta e demanda - influenciada nos últimos períodos pela elevação no valor das commodities, o milho especificamente, e pela queda na produção.
Finamore explica que o reflexo no consumidor final chega a ser uma elevação de até 80% no preço do litro do leite, de dezembro do ano passado até julho desse ano. Nos últimos doze meses o preço médio do litro de leite subiu 21%, quando comparado com o mesmo período de 2014 e 2015. Picos históricos como este, segundo Finamore, foram observados nos anos de 2013, 2009 e 2007.
Para os próximos meses, a tendência é de estabilização nos preços pois a oferta de leite, neste mês, já subiu 10%, ou seja, a indústria já está recebendo mais matéria-prima para beneficiar. A flutuação é normal, segundo o economista, inclusive pelas questões climáticas do inverno gaúcho, que influencia no rendimento dos animais. Ouça a entrevista de Finamore no player de áudio.
Comentários