Associação dos Usuários de Rodovias do RS critica plano de Eduardo Leite de concessão da malha rodoviária gaúcha
Fala foi realizada pelo presidente da instituição, David Vicenzo, em entrevista á Tua Rádio São Francisco
O plano de concessão das rodovias gaúchas foi apresentado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na semana passada, durante entrevista coletiva pelas redes sociais. O projeto prevê o funcionamento de 22 praças de pedágio, em um futuro processo licitatório que concede 1.131 quilômetros da malha rodoviária para a iniciativa privada por 30 anos. Serão três blocos de concessão, com recursos previstos de R$ 3,9 bilhões nos cinco anos iniciais. Em 30 anos, o aporte deve ser de R$ 10,6 bilhões.
A ideia do governo estadual é duplicar ou triplicar 73% da malha, além de construir 808,6 quilômetros de acostamentos e de realizar 831 obras de melhorias em acessos. A proposta também avalia a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que atualmente administra grande parte das estradas. A instituição se encerraria em dezembro deste ano, quando as empresas assumiriam os lotes rodoviários. O presidente da Associação dos Usuários de Rodovias do Rio Grande do Sul (Assurcon), David Vicenzo, critica a opção de extinguir a companhia, dizendo que o prejuízo dado pela EGR é culpa da falta de administração do Governo do Estado. (Clique AQUI e ouça a fala completa).
No projeto, a Serra Gaúcha teria a presença de alguns pedágios. Por exemplo, estaria prevista uma praça no KM 50, na RS-122, em Farroupilha, com uma tarifa entre R$ 5,45 e 7,27. Outra seria no KM 99,6, também na RS-122, em Flores da Cunha, com um preço trabalhado entre R$ 6,00 e R$ 8,01. Vicenzo também critica este ponto do plano. (Clique AQUI e ouça a fala completa).
O Governo do Estado espera que o edital seja publicado até o fim de setembro deste ano. Desde sexta-feira (18), está aberta consulta pública envolvendo o tema. Aberto o prazo, a população possui 30 dias para dar opiniões sobre o projeto das concessões. Passado o período serão realizadas audiências públicas.
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