Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mesmo com resultado abaixo da projeção, Caxias do Sul tem alta de 7% nas vendas para o Dia das Crianças

por Daniel Lucas Rodrigues

CDL Caxias projetava um aumento de 37%. Índice foi apresentado nesta semana pela entidade

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias

O comércio de Caxias do Sul teve um crescimento de 7,18% na venda para o Dia das Crianças em comparação a mesma data no ano passado. Os resultados foram divulgados nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Porém, o índice foi abaixo da projeção feita pela entidade durante a pesquisa de intenção de compras, que mostrava alta de 37,31%. Um número tímido de desempenho real, como foi apontado pela instituição.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo, coloca que o modo de consumir das pessoas impactou nesta diferença. Segundo ele, 2020 foi marcado pelos caxienses se dirigirem aos estabelecimentos localizados no Centro, movimentando as lojas de ruas e o comércio local. Neste ano, com a liberação de presença de mais público nos shoppings centers, a comunidade optou por esses lugares. A segunda justificativa foi o tempo. Nos dias que antecederam a data comemorativa, houve instabilidade no clima, o que influencia em menor circulação de pessoas nos espaços de compra.

Por outro lado, o gasto no tíquete médio cresceu 23,7% frente ao Dia das Crianças passado. O caxiense desembolsou R$ 268,86, contra os R$ 217,29 indicado pela CDL Caxias. Figueredo explica que a migração para a compra de um produto mais caro, até pela escolha do consumidor ir ao shopping center, influenciou no número. Para ele, isto apresenta uma retomada na economia e evidencia o trabalho do setor varejista para chamar atenção do cliente.

O coordenador conta que 47,9% das pessoas afirmaram que a decoração das lojas aumentou a sua vontade de entrar e conferir as opções de presentes, mais uma vez revelando a iniciativa dos shoppings.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Veja outros resultados apontados pela CDL Caxias:

- O levantamento apurou que 64% das empresas criaram descontos ou promoções para alavancar as vendas do Dia das Crianças;

- Atendimento digital, venda online ou comunicação digital foram utilizados por 95,35% das empresas. O aplicativo de mensagens WhatsApp, representou 46,51% das escolhas dos varejistas, seguido das redes sociais (44,19%) para divulgação dos produtos e da loja. O site próprio de vendas e os marketplaces de terceiros foram a opção de apenas 4,65% dos lojistas consultados;

- Os produtos mais vendidos foram bonecas (27,8%), carrinhos (27,8%), jogos manuais, de tabuleiro, educativos e quebra-cabeça (22,2%), ursos de pelúcia (11,3%) e bicicletas (10,9%);

- Os conjuntos de verão femininos e masculinos de bermuda e camiseta foram os produtos mais vendidos (58,8%), seguido de vestidos (11,7%), sandálias e chinelos (17,6%) e tênis (11,9%), onde os calçados que acompanham um brinde próprio ajudaram na venda;

- Os eletroeletrônicos e celulares apresentaram queda de 10,75% nas comercializações, principalmente em lojas menores, que sofreram com a falta de produto. Já as empresas de maior porte relataram um resultado melhor, com a antecipação de vendas, promoções e decoração das vitrines. Nesta categoria os produtos mais negociados foram celulares (43%), vídeo game e jogos (42,7%) e tablet (14,3%).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais