Economia caxiense registrou crescimento em março
Baixar ÁudioExpansão foi de 2,4% na comparação com o mês fevereiro.
O mês de março foi quando a pandemia do coronavírus começou a impactar na economia brasileira. Em Caxias do Sul ficou comprovado pelo balanço da economia, divulgado nesta terça-feira (19), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Apesar disso, a economia do município teve crescimento de 2,4% na comparação com fevereiro.
Na avaliação dos três índices, o Comércio foi o único que apresentou um registro negativo, com redução de 14,9%. Já a Indústria e Serviços cresceram 7,7% e 2,8%, respectivamente.
No começo da reunião, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, fez um desabafo sobre as dificuldades impostas pela pandemia. Principalmente, sobre a necessidade de receber apoio do Governo Federal.
Na avaliação com o mesmo mês de 2019, é possível identificar os reflexos da pandemia. Os três indicadores apresentam dados negativos: Indústria, com - 3,6%, Comércio, - 12,5%, e Serviços, que reduziu 0,6%.
Na previsão da CIC, o desempenho econômico referente ao mês de abril deve apresentar números piores. Considerando os trimestres, a tendência é que o segundo deverá ser o pior deste ano, e os últimos dois trimestres podem apresentar alguma reação.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários