Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

‘Ainda não chegamos ao tão esperado Natal do comércio’, diz vice-presidente da CIC de Caxias do Sul

por Noele Scur

A data mais esperada no ano não demonstra provocar sinais de recuperação na economia. Se não bastasse o desempenho ruim do comércio, a projeção é, ainda, que as vendas caiam em 15% neste ano, se comparado a 2014. A análise é feita pelo vice-presidente de comércio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Ivanir Gasparin. Ele considera que o setor é um reflexo do que ocorre na indústria.

Conforme o vice-presidente, não houve uma projeção negativa similar nos últimos 20 anos. “Estamos na metade do mês e ainda não chegou o tão esperado Natal. Esperamos que aconteça um incremento a partir dos dias 20, 21, mas não conseguiremos vender o que vendemos no ano passado!”, disse.

Quanto a demissões no setor, Gasparin projeta que os gestores terão uma posição somente em janeiro, mas que devem seguir a mesma tendência da indústria.

Custos com cartão - O vice-presidente aproveita para alertar o que ocorre com os empreendedores em relação às vendas no cartão, mesmo em pagamentos no formato de débito. Enquanto o consumidor paga o preço da sua compra, o comerciante recebe o valor apenas após 30 dias e com cerca de R$ 5 a menos. A diferença vai para o chamado sistema financeiro e dependendo da bandeira do cartão, o valor é ainda mais alto.

O assunto é motivo de questionamentos por parte de Gasparin. Ele explica que, em momento de crise, seria ainda mais importante que esse valor fosse utilizado em descontos pelos lojistas. “Cinco reais poderiam ser usados para, inclusive, comprar litros de leite.Temos que parar de ser hipócritas e falar a realidade!”, disse. (Acompanhe as declarações em áudio)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais