FAS lança Projeto Político Pedagógico para casas de acolhimento
Documento reforça garantia de direitos a crianças e adolescentes
Atendendo a uma demanda de muitos anos das equipes das casas de acolhimento, nesta segunda-feira (16/12) a direção da Fundação de Assistência Social (FAS) entregou às coordenações dos Serviços de Acolhimento Institucional Sol Nascente e Estrela Guia o Plano Político Pedagógico (PPP) que norteará a atuação dos abrigos institucionais estatais para crianças e adolescentes.
Elaborado pela equipe técnica da FAS, principalmente educadores sociais que atuam nos abrigos, o documento aborda os vários pontos que devem embasar as equipes desses espaços no convívio rotineiro com as crianças e adolescentes. O mesmo cuidado, por exemplo, que as famílias têm nas suas casas com o tempo de uso de equipamentos eletrônicos (TV, videogame, celular) também é tratado no PPP.
Aliás, essa parte do documento ressalta bem a preocupação e o profissionalismo que nortearam a confecção do plano. As orientações quanto ao tempo e horários de exposição a equipamentos eletrônicos seguiram orientações técnicas da Sociedade Brasileira de Pediatria, com tópicos tratando especificamente de cada faixa etária.
Na cerimônia, no gabinete da presidência da FAS, que marcou a entrega oficial do documento às coordenações dos dois Serviços de Acolhimento Institucional, também já foi apresentada a portaria de nomeação dos servidores que, a partir de agora, farão parte da comissão encarregada da atualização do PPP. Esse grupo se reunirá mensalmente, recolhendo opiniões dos trabalhadores diretamente envolvidos nos serviços de acolhimento, para o constante aprimoramento e adaptação do regramento.
Na última semana, em visitas institucionais, a FAS apresentou o documento ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Comentários