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Dobra confiança dos consumidores nas promoções da Black Friday, aponta pesquisa da CDL Caxias

por Clayton Camargo

Levantamento realizada pela entidade mostrou também um incremento de 21,2% no tíquete médio em relação ao ano passado. Índice de consumidores que afirmou que fará compras na data (33,7%) já se aproxima do período anterior à pandemia

Foto: Julio Soares

A maior movimentação de consumidores pelas ruas centrais, nos bairros e pelos corredores dos shoppings e centros comercias é um prenúncio de que a Black Friday deste ano deverá ser de melhores vendas para o comércio caxiense. Essa impressão é confirmada pelo resultado da pesquisa realizada pela CDL Caxias do Sul.

Um dos itens destacados pelo levantamento é o aumento no índice de confiança nas promoções da data. Neste ano, 45,1% acreditam totalmente nos preços anunciados na data. O número era de apenas 17% no ano passado e de 25% em 2019.

A pesquisa também aponta um crescimento de 34% nas comercializações alusivas à data em relação ao ano passado. A Black Friday ocorre oficialmente na última sexta-feira de novembro e neste ano cairá no dia 26. Desde o início deste mês, a campanha já dá o ar da graça com os cartazes coloridos e anúncios de descontos em letras garrafais.

Além do crescimento nas vendas, a pesquisa também identificou um incremento de 21,2% no tíquete médio, com R$ 908,25, enquanto no ano passado o valor pretendido era de R$ 749,38. Esse desembolso é ainda 36,9% maior quando a base é em relação ao ano anterior à pandemia. Em 2019 o valor médio era de R$ 663,40, o que tem demonstrado ano a ano que a Black Friday é uma data em que os consumidores aproveitam para adquirir produtos com maior valor agregado em comparação às demais datas comemorativas.         

Outra diferença na comparação com celebrações afetivas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, é o fato de que 70,7% dos entrevistados afirmaram que irão aproveitar os preços mais baixos para comprar itens para o próprio consumo.

Os eletroeletrônicos seguem como os queridinhos da Black Friday, citados por 34%, seguidos pelos eletrodomésticos e eletroportáteis, com 19,8%. Itens de vestuário, como   roupas e calçados, somam 18,2% dos produtos desejados.       

Entre os entrevistados, 33,7% pretendem adquirir artigos na data, enquanto que em 2020 esse índice era de apenas 21%. O número se aproxima da intenção de compras em 2019, quatro meses antes do início da pandemia, quando 34% das pessoas consultadas manifestavam esse interesse em aproveitar a Black Friday. Isso se entrelaça com o fato de as pessoas estarem acreditando mais nas promoções da data.

“Outro dado que chama atenção, assim como já havia aparecido no levantamento anterior, é que 80% dos consumidores sabem da existência da Black Friday, enquanto que em 2019 apenas 43% manifestaram esse conhecimento. Também destaco o fato de que 46,9% estão otimistas quanto a recuperação da economia neste final de ano e início de 2022”, contextualiza o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.        

Essa confiança tem respaldo nos números quando a comparação é com as vendas realizadas na Black Friday de 2020, que sofreram uma queda de 13,7% em relação a 2019.

Preferência pelo comércio local

O comércio local segue como a principal alternativa de consumo, com 82,7% dos entrevistados priorizando as compras em Caxias do Sul. O destaque deverá ser para as lojas de rua na área central, com 61,5%. Os estabelecimentos em bairros e os localizados em shoppings somam 12,1% das intenções de compra. O varejo de outras cidades, seja loja física ou online, é opção de 17,3%, demonstrando que o comércio caxiense é competitivo e traz opções para todos os públicos.

Essa impressão é reforçada quando foram questionados se com a crise econômica causada pelo coronavírus consideravam importante priorizar o comércio local: 39,9% disseram que só adquirem produtos em lojas caxienses e outros 17,1% garantiram que optam pelos empreendimentos da cidade, mas que eventualmente também são clientes de negócios em outros municípios.   

As redes sociais e sites das lojas continuam sendo o principal canal de informações sobre as promoções da data, com 27,2%. Outros meios de consultas são diretamente nas lojas (25,3%), em sites de busca (19,1%) e os tradicionais cartazes e folhetos (18,7%). As informações pelos meios de comunicação off-line, como rádio, jornal e TV, foram apontados por 9,7% dos consumidores ouvidos.          

De olho nos preços

Ao contrário de outras datas, as pesquisas de preço na Black Friday começam com maior antecedência. O levantamento mostrou que 42,5% dos entrevistados já estão em busca das melhores ofertas, sendo que os outros 34% começaram as pesquisas 15 dias antes e devem se estender até a semana anterior à data. Apenas 23,5% vão deixar para a véspera ou para o dia que marca o ápice das promoções.    

qualidade do atendimento, que envolve atenção, explicações e ajuda para escolher os produtos, foi citada por 43,6% dos entrevistados como fundamental na hora da compra. Enquanto que para 23,4% o produto é o principal fator de escolha, que envolve a qualidade, diversidade e produtos diferenciados.   

“A CDL Caxias está sempre atenta à importância que é o bom atendimento e, por isso, está realizando a Jornada Black Friday, dando dicas nas redes sociais para que os lojistas entendam o conceito da data e a melhor forma de terem resultados ainda mais positivos neste ano”, informa Cervieri.

A pesquisa também apurou que quase um quarto dos consumidores preferem comprar de forma online (24,4%). Mais da metade dos entrevistados (51,8%) afirmaram que o preço é o principal fator observado na hora de decidir em qual plataforma ou site irão comprar. Outros fatores apontados foram a reputação da empresa (21,2%), prazo de entrega (14,2%) e a segurança do canal ou do marketplace (12,6%).  

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada com 916 consumidores de diferentes pontos de Caxias do Sul, entre os dias 3 e 8 deste mês. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. 

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