Intenção de compras para o Natal em Caxias do Sul: consumidor gasta mais, mas prefere o comércio local
Pesquisa da CDL Caxias aponta que 6 em cada 10 moradores irão às compras na principal data comemorativa do comércio, com brinquedos e vestuário liderando as preferências
Uma pesquisa realizada pela CDL Caxias, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2024, revela que 6 em cada 10 caxienses (60%) irão às compras para o Natal, com destaque para brinquedos (31,7%) e vestuário (27,8%) como os produtos mais procurados. O ticket médio das compras deve atingir R$ 523,96, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior.
O estudo, que contou com a participação de 516 moradores de diversos pontos da cidade, também mostrou que 61,1% dos entrevistados já sabem o que vão comprar para presentear. Além disso, 41,7% dos caxienses têm a intenção de gastar o mesmo valor de 2023, enquanto 28,7% planejam um investimento maior. Para quem pretende gastar menos, a alta dos preços é o principal fator de corte de despesas, apontado por 48% dos participantes.
O comércio local continua sendo a principal escolha dos consumidores: 55,3% dos entrevistados irão comprar nas lojas de rua do Centro de Caxias do Sul, e 9% optam por adquirir produtos no comércio virtual da cidade. Quando o assunto é forma de pagamento, o Pix é a preferência de 34% dos consumidores, seguido por dinheiro (25,9%) e cartões de crédito (24,6%).
A pesquisa também revelou que o clima natalino influencia diretamente as compras: 76% dos caxienses consideram importante as decorações de Natal, que contribuem para o aumento da vontade de consumir e comprar mais presentes. Além disso, a pesquisa apontou que o atendimento é o fator decisivo para 39,1% dos entrevistados na hora de escolher onde comprar.
O estudo da CDL Caxias pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/Ebook_Natal2024
Comentários