Comércio de Caxias do Sul apresenta queda nas vendas pelo segundo mês seguido
Resultado de abril foi 4,84% menor em relação a março e acende alerta sobre o desempenho do varejo
Pelo segundo mês consecutivo as vendas no comércio caxiense apontaram queda em relação ao período anterior. O resultado de abril foi de -4,84% em relação a março, que já havia demonstrado um decréscimo de 2,64% na comparação com fevereiro. Mesmo com o índice negativo de abril, os números seguem positivos no acumulado do ano (10,24%), nos últimos 12 meses (12,15%) e em relação ao mesmo período de 2022 (3,9%).
Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, e divulgados na manhã desta terça-feira (13), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Com relação ao crédito, em abril houve uma queda de 9,12% no volume de consultas e um incremento de 6,84% na inclusão de débitos no sistema SPC. Já as exclusões de débito (retirada da dívida do sistema) apresentaram aumento de 18,1%.
O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, demonstrou preocupação com o fato de abril ser o terceiro mês do ano com quedas nas vendas em 2023. Além de março e abril, os dados já haviam ficado no vermelho em janeiro.
“Isso nos coloca em alerta, pois podemos estar vivendo mais um momento de redução no consumo em nossa cidade. Ainda assim, os resultados de longo prazo continuam positivos. Tanto na comparação do acumulado do ano quanto no acumulado de 12 meses estamos com resultados ainda acima de 10%. Porém, é preciso ficarmos atentos aos próximos meses, que devem representar uma retomada no crescimento devido a chegada do frio e de datas importantes que tendem a trazer bons resultados para o varejo”, analisou Ness.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, concorda que a combinação do frio com as datas comemorativas pode dar novo ânimo às vendas do varejo caxiense. Ele diz que itens de maior valor costumam ter incremento neste período, especialmente com a venda de roupas e acessórios, calçados e outros produtos atrelados às baixas temperaturas.
“Temos todo um mercado que enxerga no inverno uma oportunidade de negócio com melhores resultados. Acreditamos num crescimento em maio amparado no bom desempenho que tivemos no Dia das Mães, com alta de 4,1% nas vendas e com mais da metade dos lojistas apontando que as comercializações foram iguais ou melhores do que ano passado. O que nós da CDL sempre estimulamos é que os lojistas se preparem para a chegada destas datas e também do frio com iniciativas que ajudem a atrair o público, como uma boa decoração, e também foquem na qualificação do atendimento para se destacarem”, enseja Cervieri.
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