Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Números mostram economia de Caxias do Sul em recuperação

por Daniel Lucas Rodrigues
Foto: Giovana Schmitt/CIC

Apesar de registrar queda de 0,6% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2017, a economia de Caxias do Sul já se recupera da crise verificada a partir de 2014. Janeiro, por tradição, sempre apresenta desempenho inferior ao mês anterior em razão das férias coletivas e escolares. Mesmo assim, a indústria cresceu 4,7% e os serviços, 2,8% na comparação com dezembro. O comércio, porém, teve queda de 22,9% no primeiro mês do ano, o que já era esperado pelo setor, conforme mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O estudo mostra que na comparação entre janeiro de 2018 com janeiro de 2017, a economia cresceu 28,6%, com a indústria registrando alta de 35,4% e os serviços, de 31%. O comércio, embora em percentual menor, cresceu 3%. Na análise dos últimos 12 meses, a economia também apresentou desempenho positivo, desta vez de 8%.

No saldo do mercado de trabalho local, o levantamento mostrou que em janeiro, na comparação com dezembro de 2017, foram criadas 1.366 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 0,9% no total de empregos formais no município. A indústria foi o segmento que apresentou melhor desempenho na geração de vagas, com 885 novos postos de trabalho. O setor agropecuário oportunizou a criação de 601 empregos.  Hoje, Caxias do Sul possui um total de 159.313 postos formais de trabalho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais