Banrisul patrocina a Rota dos Capitéis, novo circuito turístico da Serra Gaúcha
O roteiro é composto por 33 rotas circulares, que começam e terminam no mesmo ponto, e que somam 866 quilômetros
O Banrisul está patrocinando o novo projeto de incentivo ao turismo pela Serra Gaúcha, a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e da Fé. A iniciativa, de caráter cultural, surgiu como forma de valorizar e, principalmente, preservar igrejas, capelas, grutas e capitéis, alguns deles presentes na paisagem serrana há mais de um século. O circuito abrange 10 municípios do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Imigrante e Farroupilha.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destaca que o circuito permitirá que visitantes e moradores descubram a beleza e a profundidade histórica desses municípios. “Temos orgulho de participar dessa iniciativa que celebra a rica herança cultural de nosso estado e também desempenha um importante papel na retomada econômica pós-enchentes. Ao atrair turistas para a Serra Gaúcha, promovemos o aquecimento da economia e a restauração do ânimo das comunidades locais. O lançamento desse novo roteiro é uma maneira formidável de celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.”, salienta.
Foram mapeados 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas, totalizando 468 construções religiosas. Além disso, haverá uma rota regional, que iniciará em Bento Gonçalves, passando pela sede de cada uma das cidades, totalizando 330 quilômetros. Os percursos podem ser realizados pelos turistas de carro, a pé ou de bicicleta.
Comentários