Trabalhadoras de Caxias do Sul ganham em média 22,5% a menos do que os homens
Relatório do Observatório da Trabalho da UCS aponta aspectos culturais como determinantes na defasagem salarial feminina
Mesmo com os avanços registrados nos últimos anos, as mulheres continuam ganhando menos do que os homens em Caxias do Sul. Segundo relatório intitulado “Mulheres e Mercado de Trabalho”, divulgado pelo Observatório do Trabalho da UCS, a defasagem chega a 22,5%.
A coordenadora do Observatório, professora Lodonha Soares, ressalta que a qualificação profissional não é o fator que determina a diferenciação, uma vez que as mulheres são maioria entre os trabalhadores com ensino superior, ocupando uma fatia de 60%. Conforme a coordenadora, o principal obstáculo é cultural. (Acompanhe em áudio)
Já a inserção feminina no mercado caxiense registrou crescimento na última década, saltando de 39% de participação em 2004 para 43% em 2014. Segundo Lodonha, a conquista de espaço nos cargos de tomada de decisão é uma preocupação constante e internacional, sendo objeto, inclusive, de campanha da ONU.
O relatório completo pode ser acessado na página do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.
Comentários