Empresas do SIMECS e empresários africanos prospectam oportunidades comerciais
Encontro reuniu oito empresários africanos, dois representantes do BNDES e mais de 30 empresas de Caxias do Sul e Região
As portas das relações comerciais entre as empresas metalmecânicas de Caxias do Sul e o setor industrial do Kenya, Ruanda, Sul da África e Tanzânia estão abertas. Nesta sexta-feira, 6, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico - SIMECS foi palco de uma Rodada de Negócios envolvendo oito empresários africanos, dois representantes do BNDES e mais de 30 empresas de Caxias do Sul e Região.
Conforme o presidente do SIMECS, Getulio Fonseca, o encontro foi muito importante, porque estreitou ainda mais o relacionamento entre as empresas metalúrgicas locais com a África.
Na primeira parte do evento houve a apresentação do SIMECS mostrando o potencial metalmecânico regional e a seguir, os técnicos do BNDES, Ítalo Belmonte e Gustavo Lorena falaram sobre as linhas de créditos disponíveis pelo banco para as empresas interessadas na exportação de seus produtos para a África. O BNDES dispõe de 22 milhões de dólares para incentivar a exportação de produtos brasileiros para o continente africano.
O diretor da empresa Brasafric, Marcos Brandalise coordenou a Rodada de Negócios, promovendo a apresenção individual das empresas africanas e brasileiras.
Na terceira parte do evento as empresas participantes foram divididas em grupos de representação, interagindo diretamente com os representantes africanos. As áreas de interesse foram: Agrícola - Metalmecânica (máquinas, equipamentos e componentes); Automotivo (guindastes, ônibus, carretas); Eletroeletrônico (equipamentos da linha predial, residencial e industrial); Construção Civil (produtos para habitação); Infraestrutura (equipamentos para construção e manutenção de estradas).
Por sua vez o diretor da empresa Brazafric, Marcos Brandalise, que está estabelecido na África há mais de 20 anos disse que o encontro com as empresas metalmecânicas em Caxias do Sul certamente renderá bons frutos diante do interesse comum em realizar negócios.
Comentários