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CDL Caxias identifica aumento nas vendas de produtos e serviços voltados para o ensino

por Clayton Camargo

Amostragem realizada com estabelecimentos aponta expansão em materiais escolares (8,1%), em uniformes (7,7%) e em transporte privado (8,6%)

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias

Os segmentos voltados ao setor de ensino registraram neste ano crescimento nas vendas para o retorno das aulas em Caxias do Sul. Segundo levantamento da CDL do município, os estabelecimentos de materiais escolares registraram incremento de 8,1% em relação a 2022, de 7,7% em lojas de uniformes e de 8,6% no aumento da procura pelo transporte coletivo privado.

Os tíquetes médios ficaram próximos às projeções da Pesquisa de Intenção de Compras da entidade realizada com os consumidores, em janeiro deste ano, atingindo R$ 247,50 em itens de papelaria e livrarias, de R$ 297 em roupas e R$ 250 por mês na locomoção.

Como é de costume, a maior movimentação pela compra de material escolar foi identificada em fevereiro, justamente no mês de volta às aulas. Assim como apontado previamente no estudo, os lojistas confirmaram que houve pesquisa de preços e também que os consumidores acabaram reaproveitando os produtos do ano anterior. 

Já a procura pelos uniformes escolares acontece com mais antecedência, entre janeiro e fevereiro. O levantamento da CDL Caxias também identificou junto aos lojistas que muitos pais preferem fracionar a compra entre as peças de verão e meia estação, no início do ano, e as roupas de inverno, nos meses de abril e maio.

No caso dos transportes escolares, em grande parte das situações relatadas no levantamento, a contratação ou renovação são feitas ainda no ano anterior.

Para chamar a atenção dos consumidores
Dentre as alternativas utilizadas pelas lojas de materiais escolares para atrair o público estavam o contato e as vendas por aplicativos de mensagens (38,1%), descontos (28,6%), divulgação nas redes sociais (19%) e parcerias com colégios e escolinhas (4,8%). Cerca de 9,5% dos estabelecimentos não fizeram nenhuma ação no período.

Referente às lojas de uniformes escolares, a divulgação nas redes sociais foi uma alternativa para 54,5% das empresas, seguida de folhetos nas instituições de ensino (27,3%) e parceria/contrato com as escolas (18,2%).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

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