Indústria puxa queda da economia caxiense em outubro
Desempenho foi de -0,9% no mês
A economia de Caxias do Sul terminou o mês de outubro no negativo. No período, houve uma queda de 0,9% durante o mês, com o setor industrial carregando o desempenho negativo em 3,7%. Comércio e serviços tiveram performance positiva de 0,5% e 3,2%, respectivamente.
Ao se comparar outubro de 2022 com outubro de 2021, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se avanço de 7,5%. O setor de Serviços (17,7%) e o Comércio (12,9%) apresentaram incremento e a Indústria (0,1%) estagnação. Na análise do indicador acumulado do ano, em que se compara os primeiros dez meses do ano de 2022 com igual período do ano anterior, todos os setores aceleraram, atingindo 4,2%.
Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o crescimento do setor em relação a outubro do ano passado é ocasionado pelo Dia das Crianças. A data foi responsável pela expansão de quase 13% no indicador. Foi avaliado que o aumento na venda de brinquedos ajudou o número a crescer.
Sobre o mercado de trabalho, outubro registrou a criação de 987 empregos com carteira assinada. O resultado se deu devido ao registro de 6.797 contratações contra 5.810 desligamentos. As áreas que puxaram o saldo para cima foram indústria, serviços, comércio e agropecuária. Somente o setor de construção apresentou resultado negativo.
Comentários