Governo do Estado assume projeto de estrada que ligará a Região das Hortênsias ao futuro Aeroporto de Vila Oliva
Definição ocorreu após reunião entre prefeitos e líderes da Serra com secretário estadual de Logística e Transportes
O projeto para a estruturação de mais uma estrada de acesso ao Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, será de responsabilidade do Governo do Estado. A via que fará a ligação da Região das Hortênsias ao futuro empreendimento será tratada como uma Rodovia Estadual Planejada.
O anúncio foi feito pelo titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, e pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, em reunião realizada nesta semana, com lideranças da Serra Gaúcha. O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, e de Gramado, Nestor Tissot, estiveram no encontro.
Faltaria o trâmite legal para a estrada ser declarada estadual planejada. A decisão passa pelo Conselho de Administração do DAER e a oficialização deverá ocorrer em cerca de 30 dias. O trecho vai de Gramado ao Aeroporto e depois ao Apanhador. O fato de ser uma rodovia estadual planejada facilitaria o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e a contratação do projeto executivo. Segundo Faustino, a mudança agiliza o trabalho de contratações de estudo de viabilidade, do projeto e, possivelmente, da execução da obra pelo Estado, por meio do Daer.
Para contribuir com o estudo de viabilidade, que deverá ter a contratação em breve, o material que os municípios têm prontos serão enviados DAER para que sejam incluídos. Isso irá evitar um retrabalho pelo Estado. No caso de Caxias, pro exemplo, a via do entorno do aeroporto está contratada no próprio projeto do aeroporto, e não precisará ter novo projeto.
Conforme o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, todo o trâmite será realizado pelo diretor-geral do Daer. Daqui um mês, as lideranças terão uma reunião novamente com o Governo do Estado para tratar da situação do processo.
A ligação atualmente existente até o local do futuro aeroporto é a estrada estadual que parte da Rota do Sol em direção a Fazenda Souza, e de lá para Vila Oliva. Nesse trajeto, é necessário fazer um contorno viário à sede do distrito, para desviar o tráfego.
Comentários