Mutirão Online de Renegociação de Dívidas ocorre até o final deste mês
Ação promovida Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal visa auxiliar pessoas que têm pendências com instituições financeiras
Está disponível até o dia 30 de novembro o Mutirão Online de Renegociação de Dívidas promovido pelo Proconsbrasil, Senacon, Febraban, Banco Central e Senado Federal. Durante este mês, as pessoas que têm alguma pendência com bancos ou financeiras, desde que não sejam dívidas relacionadas a financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo, podem enviar propostas para regularizar a sua situação.
O processo ocorre em formato totalmente on-line pelo site consumidor.gov.br. De acordo com Jair Zauza, Coordenador do Procon de Caxias do Sul, a ação visa auxiliar as pessoas que estão com dívidas em aberto, ofertando um canal dinâmico de negociação do consumidor diretamente com o credor. “Às vezes as pessoas estão devendo e não vêm até o Procon, não vão até o banco porque se sentem constrangidas por estarem devendo. Então, vemos que esse incentivo através da internet é importante para que as pessoas renegociam suas dívidas e possam pagar de acordo com as possibilidades financeiras de cada um”.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, que receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. Ao preencher o registro é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte link: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o app no seu celular: https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551
Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, acessando https://mutirao.febraban.org.br/
Mais informações com o Procon Caxias:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, na Rua Visconde de pelotas n 449, centro.
Para mais informações, também é possível entrar em contato através do 151, e do Whatsapp (54) 99929.8190.
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