Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Economia caxiense registra crescimento de 6,8% em março

por Isadora Helena Martins

O levantamento indica recuperação dos setores de indústria, comércio e serviços

Foto: Candice Giazzon/CIC

Nesta quinta-feira, 03, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), divulgou os dados da economia caxiense, que registrou crescimento de 6,8% no mês de março.  O primeiro trimestre do ano encerrou com saldo positivo de 12,2% e o acumulado dos últimos 12 meses também registrou crescimento de 9,2%.

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 5,9% na indústria, 6% no comércio e 8,7% nos serviços. Um dos motivos deste bom desempenho, segundo a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Maria Carolina Gullo, é que março é um mês com mais dias úteis do que fevereiro e tradicionalmente de maior atividade econômica.

Em março, Caxias do Sul apresentou leve crescimento no mercado formal de trabalho, com a criação de 337 vagas, o que leva a um total de 161.609 postos de trabalho com carteira assinada. Indústria e serviços foram os setores que mais criaram postos de trabalho em março. Comércio, construção civil e agropecuária, porém, registraram corte de vagas.

Segundo o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Astor Schmitt a economia local sofreu mais do que a de qualquer outro município, mas também se recupera com mais rapidez do que até mesmo o estado e o País. De acordo com Schmitt, as razões estão no bom desempenho do agronegócio em 2017 e 2018, na retomada dos empregos e na aceleração da cadeia automotiva, um dos motores da economia caxiense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais