Economia caxiense tem queda de 8,3% em fevereiro
Os números foram divulgados na Câmara de Indústria e Comércio na tarde desta quarta-feira
A economia de Caxias do Sul registrou uma queda de 8,3% em fevereiro, em comparação com janeiro. A indústria teve uma redução de 8,9%, o comércio teve uma redução de 2,3% e o setor de serviços caiu 10,8%.
O indicador acumulado no ano, evidencia diminuição de 13,7% em relação ao primeiro bimestre de 2014.
As exportações caxienses cresceram 25,3% em relação a janeiro, mas caíram 19,6% em relação a fevereiro de 2014, gerando uma queda acumulada em 2015 de 21,6%. As importações, ao contrário, caíram 37% na comparação com janeiro e 29% em relação a fevereiro do ano passado. Com isso, o acumulado do ano nas importações registra queda de 22%.
Já a análise do mercado de trabalho mostrou que Caxias do Sul registra a marca dos 180.958 empregos formais. Em fevereiro foram abertas 879 novas vagas de trabalho na cidade, número 0,49% superior ao mês anterior. O segmento que mais empregou foram os serviços, mas a indústria também teve participação nesse resultado. Segundo o também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani, a flexibilização da jornada de trabalho adotada por algumas empresas deverá segurar o quadro funcional até junho. Após, se não houver reversão dos indicadores econômicos, poderá haver demissões.
Os números do desempenho da economia local foram divulgados nesta quarta-feira (1º) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).
Comentários