Vendas de materiais de construção caem 20,5% em janeiro
A queda nas vendas de materiais de construção em janeiro foi a 24ª queda consecutiva na comparação anual
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon), Volnei Luiz Sebben, participou na manhã desta terça-feira, dia 01º de março, do programa ‘Conectado’, da Rádio São Francisco. Em entrevista concedida para o jornalista Evandro Fontana, Sebben falou sobre o impacto da burocracia na liberação dos planos de prevenção contra incêndio nas construções de Caxias do Sul. (Acompanhe em áudio)
Ele também comentou sobre as vendas de materiais de construção caíram 20,5%, em janeiro, comparadas ao mesmo período do ano passado. Essa foi a 24ª queda consecutiva na comparação anual. No entanto, na comparação com o mês anterior – dezembro de 2015 – o setor obteve alta de 5% no faturamento. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve recuo de 13,9%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Na comparação com janeiro de 2015, foram verificadas quedas tanto no faturamento dos materiais de base (-19,9%) quanto nos itens de acabamento (-21,4%). Sobre dezembro último, porém, as vendas de materiais de base aumentaram 2,9%, e no caso dos itens de acabamento houve alta de 8,5%. Nos últimos 12 meses, os materiais de base apresentaram recuo de 12,5% e os de acabamento queda de 16,2%.
Comentários