Alessandra Rech é a painelista do Órbita Literária 143
O tema desta edição é 'Paisagens Íntimas – O Sertão e o Pampa'
Tradicionalmente, na última segunda-feira de cada mês, o Órbita Literária recebe os participantes da oficina que ocorreu durante o mesmo. Na oficina de agosto de 2015, conduzida por Alessandra Rech, os oficinandos foram convidados a refletir sobre a paisagem na obra literária, discutindo sobre as narrativas de lugar e suas metáforas, a partir de obras de autores como Guimarães Rosa e Jorge Luís Borges.
Neste mês, foi possível analisar as semelhanças geográficas, culturais e simbólicas entre o sertão e o pampa, a partir de leituras multidisciplinares, contemplando autores como Darcy Ribeiro, Euclides da Cunha e Carlos Delphim.
Além de aprofundar as compreensões conceituais da influência dos lugares nas obras literárias, um dos objetivos desta oficina foi propiciar subsídios para que os oficinandos possam produzir, durante a oficina, textos com caráter descritivo regional que dialoguem com temáticas universais exercitando a construção de imagens que traduzam de forma concisa e sensível as ‘paisagens íntimas’.
No encontro desta segunda-feira, 31, vai ter um panorama geral dos conteúdos abordados e de perceber a sua contribuição à realizada pelos oficinandos.
SERVIÇO - Órbita Literária 143
Painelista: Alessandra Rech e Oficinandos de agosto de 2015
Tema: Paisagens Íntimas – O Sertão e o Pampa
Dia: 31 de agosto de 2015, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café do Arco da Velha, fone:(54) 3028 1744
Rua Dr. Montaury, 1570, Centro, Caxias do Sul – RS
Entrada franca
Comentários