Músico tradicionalista Adelar Bertussi morre aos 84 anos
Ele estava internado há alguns dias em Campo Largo, no Paraná
O músico tradicionalista Adelar Bertussi, 84 anos, morreu na manhã deste sábado, 30. Ele estava internado há alguns dias em Campo Largo, no Paraná. O anúncio foi feito na página oficial do facebook, do grupo Os Bertussi.
Músico e acordeonista, na década de 1950, Adelar Bertussi formou com o irmão, Honeyde, uma das maiores duplas da música gaúcha: Os Irmãos Bertussi. Ele era natural de São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva, no antigo município de São Francisco de Paula. Sua carreira de músico contou com mais de 70 anos de vida profissional. Entre LPs e CDs, possuía mais de 50 discos gravados. Realizou mais de 6 mil apresentações no Brasil e Exterior. Tinha mais de 400 músicas gravadas.
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em setembro exibiu o documentário “Adelar Bertussi – O Tropeiro da Música Gaúcha”. O filme foi passado no telão do Legislativo, dentro do projeto CinePlenário.
O documentário é dirigido pelo jornalista Lissando Stallivieri e conta a história do acordeonista Adelar Bertussi, um dos mais destacados músicos do Brasil. Integrante da dupla “Os Irmãos Bertussi”, em 2018, Adelar completará 70 anos de carreira artística. O filme também traz diversas músicas dos Bertussi, sendo algumas bem conhecidas e, outras, inéditas.
Comentários